Notícias

ROMY POCZTARUK | ENTRE CURADORIA A-Z


Imagem principal


O  projeto, com finaciamento do FUMPROARTE, é resultado de uma extensa pesquisa da crítica de arte Ana Zavadil sobre a produção artística da primeira década do século 21 em Porto Alegre e no RS. A Abertura da exposição e o lançamento do livro estão marcados para o dia 1º de outubro de 2013 no Museu de Arte Contemporânea do RS.

Nos últimos seis anos, Ana Zavadil - crítica de arte e Mestre em Arte Contemporânea - acompanhou o percurso de artistas contemporâneos gaúchos com o objetivo de realizar um mapeamento da geração dos anos 2000 a 2013. A curadora promoveu dezenas de entrevistas, visitas a ateliês e buscas em cidades do interior, criando um perfil adequado da produção recente no Estado.

O trabalho de pesquisa contempla a trajetória de 87 artistas, que utilizam diferentes formas de expressão, como instalação, vídeo, performance, fotografia, desenho, gravura, escultura e pintura. Ao final, as obras expostas serão incorporadas ao acervo do MACRS caracterizando a maior doação já realizada na história do Museu.

Segundo Ana Zavadil, ENTRE significa a possibilidade de um olhar sobre a produção dessa geração da virada do século e também um convite a entrar em seus universos particulares. O projeto "propões um entendimento sobre o momento atual da arte, permeando de transcersalidades, em que esses artistas foram os primeiros a receber e a passar a sua produção as influências da internet e da velocidade da informação", observa a curadora.

Os desdobramentos do Projeto"Entre: Curadoria A-Z" podem ser conferidos em uma publicação enédita e uma exposição que acompanha a escala desta criação artística no RS.

Abertrura; 1º de outubro de 2013, às 19h
Museu de Arte Contemporânea do RS.
Galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger

Leia na íntegra